67 | 3213-5550 Aberto das 07h30 as 17h30. Sábado até as 12h
Iluminação
Imagem de Capa da Pagina

Serviços

Iluminação

Foto Iluminação Vitrine Verde

De fundamental importância para os jardins, é necessário que todos os pontos da iluminação estejam presentes no projeto de paisagismo, para possibilitar que a rede de fiação elétrica seja implantada antes das obras de jardinagem, evitando danos às plantas e transtornos posteriores.

A luz disposta em meio a grupos de plantas, iluminando-as de dentro para fora, cria ilhas de luminosidade difusa em meio ao ambiente escuro, proporcionando um efeito ornamental muito bom.

Cores e aromas fazem a diferença em ambientes. As combinações harmoniosas são alcançadas através da mistura de tons escuros, médios e claros, ou da combinação de plantas cujas cores se aproximem umas das outras no gráfico das cores.

As cores quentes lembram o sol, enquanto as cores frias provocam a sensação de sossego. Nas composições paisagísticas, pode-se e deve-se aproveitar destes recursos naturais e assim invocar sensações como aquecimento (cores quentes) ou frescor (cores frias).

Vamos aos tipos de iluminações:

Luz baixa – pode ser usada em caminhos, escadas, para revelar pequenos detalhes no jardim ou para iluminar um pequeno arbustro.

Dos diferentes tipos de iluminação que usa-se em uma planta de grande porte é a :

Luz direcional, que é usada direcionada em pequenos galhos, arbustos, para suavizar sombras ou usada de baixo para cima mostra a arquitetura da planta e direciona o olhar para o topo da árvore. Um aviso evite a luz direta sobre um tronco muito largo, de grande diâmetro, pois fixa o olhar para esse ponto e cria muita sobra e não cria nenhum bom efeito na planta de grande porte.

Luz indireta, seria a chamada luz rebatida na fotografia, essa luz é usada principalmente em jardins próximos a muros, ou entradas de casas onde realça as áreas externas da planta de pequeno porte.

Dos diferentes meios de usar a iluminação no paisagismo residencial o que mais me agrada vem das técnicas de arborização urbana, é a iluminação onde o fluxo luminoso se espalha de dentro para fora da árvore.

Mostrando detalhes internos nas plantas, retirando sombras e revelando a altura da planta de grande porte.

Mas podemos mudar essa técnica para as árvores de pequeno porte, mudando apenas a intensidade luminosa pois a intensidade da luz é igual ao porte da árvore.