Jardim de Inverno
Cultivar plantas é revigorante, relaxante, uma terapia, e deixa o ambiente lindo, um luxo!
Esse estilo peculiar de jardinagem era muito usado na Europa, por volta do século 17, e surgiu como um espaço de conveniência, visto como uma extensão de seus casarões. O estilo original - que conta com grandes janelas e teto de vidro - ainda inspira muitos jardins de Inverno atualmente. O nome Jardim de Inverno surgiu na Europa, onde jardins abertos praticamente morrem no inverno. Enquanto que o jardim internos por ser fechado continua verde no inverno, e é claro que no verão também, dando origem aos famosos Jardins de Inverno.
Os jardins de inverno são uma opção charmosa para decorar. Além de trazerem a beleza do verde para dentro do lar, eles são utilizados na arquitetura como um recurso para dar aconchego ao ambiente. É uma excelente opção para quem gosta de plantas, Não há restrições de lugar ou espaço mínimo necessário para ter um jardim de Inverno, ele se encaixa bem debaixo de escadas, espaços entre os cômodos, terraços, no cantinho do escritório, ao lado do lavabo, área que muitas vezes não é aproveitada na decoração. Jardins de inverno podem ser mais rústicos, com elementos naturais, ou contemporâneos e minimalista, Iluminados com pouca luz solar e pouca ventilação. Na hora de projetar seu jardim, é necessário sempre o acompanhamento de um bom especialista, para que as plantas a serem usadas sejam apropriadas para este tipo de ambiente.
A escolha da vegetação que irá compor o jardim de inverno depende basicamente de como é este ambiente em relação à luminosidade. É importante que a planta escolhida aceite a pouca incidência de luz solar, para que não seja hospedeira de pragas comuns em jardins de inverno. Plantas como Palmeira Licuala, Anturio, Palmeira Rafis, Palmeira Chameadora, Dracaena Arborea são ideiais para ambientes de meia-sombra, já os ambientes mais sombreados, com incidência solar quase zero, você pode apostar no Pacová, Lirio da Paz e Zamioculcas. O revestimento do canteiro pode ser feito com diversos materiais, como pedra, granilha , argila expandida e casca de pinus. Os vasos são outra boa opção e também produzem um lindo efeito na decoração. O Jardim de Inverno, além de decorar, ele ajuda a purificar o ar e a melhorar as condições do meio ambiente, apostar nesta ideia é sensacional para quem é amante da natureza.
A manutenção desses espaços deve ser feita com técnicas simples de jardinagem, semelhantes às realizadas em jardins convencionais. É preciso regar conforme a necessidade de cada espécie, retirar as folhas mortas e aplicar adubo de acordo com a indicação recomendada para cada flor ou planta.
Duas dicas importante:
* Procure sempre um paisagista especializado, um jardim bem planejado, significa um jardim duradouro, afinal sua casa e suas plantas merecem o melhor.
*Toda planta é um ser vivo, como um bichinho de estimação, os cuidados com elas são tão importante como com o seu pet, então fique atento às necessidades delas, pois sempre que houver algo acontecendo suas plantinhas irão dar sinais para você.
Aconchegantes e práticos, os jardins de inverno podem ser o diferencial que você procura para a decoração da sua casa.
Fonte: Vitrine Verde - Redação.